20 fotos de cozinhas rústicas decoradas

Olá, meus amigos! Como vocês estão? Prontos para mais algumas dicas sobre decoração de interiores para sua residência? Então, vamos lá!

Hoje falarei sobre um cômodo muito importante para qualquer residência e que, mesmo assim, recebe pouca atenção quando o assunto é decoração, enfeite ou revestimento: a cozinha. Mais especificamente, hoje falarei sobre um estilo decorativo para a uma cozinha: o estilo rústico ou antigo.

Vamos lá, então?

O que é um ambiente rústico?

Antes de tudo, vamos nos aprofundar um pouco no assunto “ambiente rústico”. Você sabe o que é um cômodo com estilo rústico ou antigo? Tal estilo de cômodo possui algumas particularidades interessantes, como o revestimento geralmente feito com madeira, a utilização de móveis também de madeira ou de aço e a presença de itens e acessórios usados em ambientes dos anos 80 ou 90, como espelhos, candelabros, castiçais, poltronas vitorianas, aparadores e assim por diante.

Em outras palavras, um ambiente rústico simula um cômodo antigo, de algumas residência de anos passados, seja com móveis que tenham apenas aspectos de antigos ou realmente com móveis, itens e aparelhos eletrônicos antigos. Ou mesmo apenas com revestimento antigo, o que também é aceitável.

Alguns exemplos de cozinhas rústicas

As cozinhas rústicas, como você verá à seguir, possuem bastante pedras e madeira em seu revestimento e isso é um toque único desse tipo de cômodo. A madeira nas paredes, armações, pilastras e rodapés, assim como as pedras decorando as paredes, piso e tetos dão um efeito bem interessante ao cômodo, deixando-o com um “ar de antigo”.

cozinha rústica

cozinha rústica pequena

Rustic Wooden Kitchen Shelves Design

cozinha rústica simples

 

cozinha antiga

A decoração das cozinhas rústicas pode ser feita por passos. Antes de sair comprando qualquer móvel ou item, verifique se o mesmo se encaixará bem no cômodo e se não irá atrapalhar a passagem de pessoas pelo ambiente. Comece comprando os móveis. Caso você tenha um cômodo pequeno ou médio, deverá comprar poucos móveis e focar apenas nos essenciais, como um armário, uma estante ou prateleira, um balcão e uma mesa com algumas poucas cadeiras, por exemplo.

móveis cozinha

móveis cozinha planejada

armário cozinha rústico

prateleira cozinha

mesa cozinha

Caso você tenha uma cômodo amplo nas mãos e possa fazer uso completo dele, melhor ainda! Você pode colocar toda a sua criatividade para fora e construir uma cozinha rústica mais completa e atraente. Compre vários tipos de móveis, espalhe-os bem e compre também acessórios, itens e enfeites típicos de cozinhas antigas, como candelabros, porta-copos, porta-talheres e prateleiras de madeira. A iluminação pode seguir à risca o estilo do ambiente também, com lamparinas à óleo ou lustres velhos pendentes.

iluminação cozinha

iluminação cozinha projeto

lâmpadas cozinha

Dicas e detalhes para decorar cozinhas rústicas

Como já citei anteriormente aqui no artigo, é importante e interessante não deixar a iluminação de qualquer jeito em um ambiente rústico. Modifique-a e deixe-a com um aspecto de anos 90 ou anos 80, por exemplo. Utilize lustres de variados estilos, lamparinas, lâmpadas de teto ou de parede e assim por diante. Faça realmente com que o ambiente que você está construindo se pareça com um cômodo antigo!

iluminação cozinha pequena

iluminação rústica

decoração rústica

Pequenos detalhes como suportes para panelas e utensílios diversos colocados acima das mesas ou balcões, armários laterais ou centrais de madeira, fornos à lenha, sugadores de ar colocados logo acima de fogões, vasos e estátuas de palha ou cerâmica para decoração e inúmeros outros aspectos são importantes para que você estabeleça a identidade de sua cozinha rústica, afinal, são os detalhes que fazem toda a diferença.

decoração cozinha simples

decoração cozinha rústica

foto cozinha decorada

cozinha decorada

Deseja saber um pouco mais sobre decoração em geral? Confira nosso artigo que fala sobre decoração em geral para cozinha e saiba como otimizar esse cômodo!

Curtiu nossas dicas? É claro que você pode deixar sua criatividade falar mais alto, mas considere a utilização de algumas dessas dicas.

Tem algumas dicas ou comentários para sobre o post? Ajude-nos a montar o conteúdo cada vez melhor e nos dê sua opinião por aqui ou na nossa página do Facebook logo aqui do lado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>