7 dicas para montar uma cozinha bonita e usual

Olá pessoal que costuma visitar o site, como vocês estão? Comigo está tudo tranquilo ;)

Hoje vamos aprender dicas bastante úteis de decoração geral e também de truques para tornar o dia-a-dia mais simples e prático em um dos cômodos mais importantes de uma residência: a cozinha. Já falamos a respeito dela em outro post, mas como é um local bem interessante a ser abordado, vale falar a respeito dela sob outro ponto de vista. Todos sabemos que a cozinha é um cômodo que costuma receber pouca ou nenhuma importância na hora da decoração, colocação de revestimento e organização de móveis, itens e acessórios, não é mesmo? Por se tratar de um ambiente de execução de tarefas, os proprietários não dão a atenção devida à um cômodo que bem decorado, poderia se tornar facilmente o destaque da casa.

cozinha-moderna-simples

Fato é que não devemos apenas olhar para a decoração quando estamos pensando em redesenhar ou modificar uma cozinha. Coisas simples e consideradas banais, como a melhor utilização do lixo, cascas de frutas, cascas de ovos e embalagens de produtos quaisquer que podem ser utilizadas para outros fins, também são importantes e aumentam a praticidade no cotidiano.

Aprenda a organizar melhor o ambiente

Cozinhas são locais que podem facilmente virar ambientes de caos. A quantidade de potes, vasilhas, pratos, copos, talheres, alimentos e acessórios que são geralmente utilizados no cômodo é gigante e não guardar tudo com o mínimo de organização em armários, prateleiras ou estantes é pedir para perder o controle. Adquira armários de tamanhos variados, porta-louças, aparadores ou qualquer outro móvel de armazenamento e guarde-os sempre que não estiver utilizando.

Best Kitchen Design

Não deixe alimentos armazenados de maneira errada. Cada tipo de alimento ou ingrediente deve ser colocado em um local diferente, tanto para facilitar a utilização quanto para evitar que odores diferentes se misturem ou que insetos possam acabar tendo acesso aos alimentos doces. Para condimentos, use sempre potes especiais separados com o nome de cada um bem visível e em local de fácil acesso, como em prateleiras próximas à fogões ou geladeiras. Alimentos doces como açúcar, achocolatados e barras de chocolate, por exemplo, devem ser colocados em prateleiras superiores ou armários suspenso, pois assim formigas e outros insetos terão o acesso dificultado.

porta-condimentos-de-inox

armarios-completos-para-cozinha

Adquira móveis e eletrodomésticos realmente necessários

A cozinha é um cômodo que tende a ficar com cheiros impregnados por várias horas ou dias com a preparação de alimentos, portanto é essencial a aquisição de um depurador de ar moderno e eficiente para ser colocado logo acima do fogão. Jamais se esqueça dele!

Preço exclusivo para leitores do site. Aproveite!

Preço exclusivo para leitores do site. Aproveite!

Outros eletrodomésticos essenciais são a geladeira, fogão, freezer, microondas e lava-louças. Com eles no cômodo, o seu dia-a-dia ficará muito mais prático e rápido. A grande quantidade de modelos disponíveis em lojas especializadas garante que você encontrará aquele modelo especial que se encaixa em sua cozinha ;)

depurador-de-ar-cozinha

É sempre bom evitar a superlotação de móveis e acessórios no ambiente também. Compre apenas os móveis realmente necessário, hein! Nada de comprar prateleiras gigantes ou armários grandes e desnecessários se você não pretende guardar muitos alimentos ou se o cômodo for pequeno. Aprenda a se controlar e a analisar bem o que realmente é necessário para a praticidade do ambiente. Sem contar que excessos de móveis dificultam a movimentação e o fluxo de pessoas, que é sempre bem desagradável.

cozinha-decorada-completa

O revestimento é importante também! 

A grande e principal dica de qual tipo de revestimento você deve colocar em sua cozinha vem da pergunta “Qual é sua preferência pra revestimentos?”. Siga seus gostos! Não tenha medo de errar e de colocar aquele piso ou azulejo azul, verde ou a mistura de ambos! A cozinha sempre foi um ambiente pouco decorado e sem vida, portanto acho que é hora de mudarmos isso! Acabamentos em gesso, utilização de mármore em colunas ou como acabamento, pisos e azulejos ou mesmo utilização de madeira: fique à vontade e dê seu toque personalizado ao cômodo, porém não se esqueça de fazê-lo!

revestimento-para-cozinha

revestimento-de-madeira-para-cozinha

Poucas pessoas sabem, mas a utilização de rodapés no revestimento possui mais significado do que a simples decoração. Sendo o elo entre o piso e a parede, os rodapés evitam o desgaste do acabamento das paredes e da junção entre elas e o piso. Água, fungos, poeira e vento, por exemplo, podem deterioras com  o tempo o acabamento de paredes, porém os rodapés estão lá para desacelerar esse processo e por isso eles são tão essenciais. E claro, para dar aquele toque especial e deixar a cozinha mais bela e elegante! :)

Lixo por perto? Não!

Por último, porém não menos importante, vai a dica de ouro para possuir uma cozinha agradável e atraente: não deixe lixeiras ou recipientes de coleta de restos próximos à alimentos e locais de refeição! O cheiro de lixo e de restos é sempre algo desagradável e as cozinhas, salas de jantar e copas devem sempre ser o mais agradáveis, limpas e neutras possíveis. Procure sempre deixar lixeiras do lado de fora de portas, em locais isolados do cômodo ou mesmo fora dele, se possível.

lixeiras-para-cozinha

Curtiu nossas dicas? Esperamos que elas tenham lhe valido de algo e que lhe ajudem a montar e a manter uma cozinha mais agradável, elegante e organizada.
Tem outras dicas ou comentários para fazer? Não tenha vergonha e nos ajude a montar um site mais agradável e completo. Escreva nos comentários ou curta nossa página no Facebook! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>