Como modernizar um ambiente pequeno e deixá-lo maior em 15 fotos

Oi pessoal, como estão? ;)

O tema hoje é recorrente e gera dúvida na cabeça de muuuuita gente: tenho um ambiente pequeno na minha casa, e agora? não tem mais jeito? o que tá feito já tá feito? existe salvação? o que posso fazer? como “aumentá-lo”? Essas são as perguntas mais comuns, e o que eu posso dizer de imediato é o seguinte: SIM, É POSSÍVEL! YES, WE CAN!

Mas calma lá, também não é assim tão fácil quanto possa parecer, pois você precisa ter em mente alguns acessórios que deverá usar, saber escolher corretamente o móvel em questão, saber a melhor posição para adequá-lo no cômodo e outros detalhes que explicarei logo abaixo, então dê uma olhada e tente repaginar a sua casa com as nossas dicas.

Sua casa ou cômodo pequeno tem solução, calma!

Sua casa ou cômodo pequeno tem solução, calma!

Os móveis: eles fazem a diferença?

Você acha que os móveis fazem ou não a diferença? Sim, fazem. Por quê? Quando você tem um local com espaço reduzido precisa pensar em móveis que possam “se encaixar” ali, entende? É para isso que existem tantas mesas grandes e pequenas, armários grandes e pequenos, fogões maiores e menores. Essa variação de tamanho não é só estética mas também usual, pensando na pessoa que tem um cômodo onde o espaço não colabora.

Você DEVE escolher cada móvel pensando nisso, meça o ambiente e tenha em mãos as suas medidas quando for comprar algum móvel, isso irá facilitar para você saber se a compra em questão será bem sucedida ou se será uma compra que atrapalhará no local, seja no espaço ou na usabilidade.

Vamos começar pelo quarto, que é um local onde prezamos pela qualidade de vida e conforto, para isso nada melhor do que ele estar de acordo com o que queremos, mesmo que pequeno. Um belo exemplo de que isso é possível é a cama específica para ambientes menores, veja só (clique na imagem para aumentá-la):

cama-para-quarto-pequeno

O que acharam? Já sabiam da existência dela? Pois é, fica essa dica interessante. Pulando do quarto para a sala o maior problema do local é a estante, porém, se pesquisarmos bem poderemos encontrar em lojas do ramo modelos exclusivos para salas menores, veja só essa estante para esse tipo de ambiente como fica legal:

estante-sala-pequena

Sem dúvida nenhuma é uma boa opção a se pensar para você que ainda não tem dinheiro o suficiente para planejar todo o local. Da sala para a cozinha: o fogão! Ah, esse eletrodoméstico é tido como vilão por muitos, já que costuma ocupar muito espaço na cozinha, mas é perfeitamente possível encontrarmos exemplos menores deles, e o resultado final dentro do cômodo fica bem bacana:

fogao-para-cozinha-pequena

Conhecem algum fogão que recomendam para esse tipo de situação? E agora, falando do banheiro, esse cômodo que é considerado um terror por muitas pessoas pois em sua grande maioria é o menor ambiente da casa, conseguir decorá-lo e moldá-lo parece ser impossível, não é? Porém, essa foto que preparei prova o contrário, que se bem pensado você inclusive pode adequar até mesmo uma banheira no local:

banheira-para-banheiro-pequeno

Nada melhor do que se inspirar

Essa frase chega a ser clichê mas ao mesmo tempo é muito verdadeira, pois muitas vezes você precisa apenas de inspiração para modelar os ambientes pequenos de sua casa. Clarear a mente se baseando em ideias que deram certo é uma excelente dica que eu dou para que você possa pensar no que fará.

É claro que copiar descaradamente um cômodo não fica legal também, pois cada caso é uma peculiaridade, sendo assim, você deve apenas SE BASEAR. E foi pensando nisso que preparei aqui abaixo exemplos de ambientes pequenos mas que conseguiram se sobressair mesmo sendo pequenos.

Preço exclusivo para leitores do site. Aproveite!

Preço exclusivo para leitores do site. Aproveite!

Começaremos pelo ambiente onde o fluxo de pessoas tende a ser maior: a sala. A ideia de que ela necessariamente só é bonita se for grande é errada, muitas vezes uma sala pequena pode ser bem mais aconchegante para ver um filme e relaxar, esse belo exemplo deixa claro isso:

sala-pequena-decorada

Gostaram? Viram só, é só saber combinar os móveis com as cores, além de escolher com cautela outros detalhes como plantas e quadros que o local pode ganhar vida mesmo tendo um espaço reduzido. Para provar de vez que isso é possível veja só mais uma foto de uma bela sala desse tipo:

sala-moderna-e-pequena

Pulando agora da sala para um cômodo completamente diferente: o banheiro. Já falei aqui em cima que ele é considerado o terror de muita gente, mas isso só se você quiser, pois se tiver boas ideias e colocar os móveis corretos na posição correta o ambiente ficará ainda mais bonito e valorizado, olha só:

banheiro-pequeno-moderno

Viram? É tudo uma questão de lógica e senso estético, procure analisar cada ponto isoladamente e pense com calma: “o que devo colocar aqui?“, pesquise, estude, peça ajuda. Veja mais uma foto como exemplo para você se inspirar:

banheiro-decorado-pequeno

Do banheiro para um local completamente diferente: o quarto. Esse ambiente já recebe atenção especial há um bom tempo e é cada vez maior o número de pessoas que conseguem fazer verdadeiras obras de arte em tão pouco espaço, basta apenas ir projetando aos poucos, com calma, priorizando cada detalhe. Um lema na decoração é: não tenha pressa. Veja o resultado de um quarto pequeno que foi bem decorado:

quarto-pequeno-decorado

Agora vamos do quarto para a cozinha… Um ambiente maravilhoso, por sinal! Será mesmo possível conseguir deixá-lo espaçoso em um espaço pequeno e com tantas coisas para se colocar? Sim, desde que você respeite o limite de espaço de cada móvel, não exagere na adaptação deles e entenda o formato do ambiente para que assim você consiga trabalhar melhor cada parte, para lhe inspirar deixo aqui uma foto de uma cozinha pequena onde foi possível adequar até mesmo uma ilha:

cozinha-pequena-com-ilha

Legal, não é mesmo? Isso só prova que bom gosto aliado a paciência rendem muitos frutos. Segue abaixo mais um modelo de uma cozinha, agora sem ilha, que se sobressaiu nesses quesitos, principalmente pela cor alaranjada que casa legal com a geladeira nesse estilo e também os móveis de madeira:

cozinha-moderna-pequena

E por último não podemos nos esquecer de falar da parte de fora da casa, mais especificamente do quintal. Com um bom projeto de paisagismo, aliado a ousadia, consegue-se criar ambientes incríveis, mesmo sendo pequenos, veja um exemplo, onde percebemos que mesmo pequeno ele ficou bonito. A magia está na organização paisagística integrada ao pequeno “deck” de madeira, com móveis de madeira também e de quebra vasos de plantas e uma churrasqueira:

quintal-pequeno-decorado

Acerte em cheio com os móveis planejados!

Falei ali acima a respeito da escolha correta dos móveis, porém tive que criar uma categoria específica para esse tipo: os planejados. Se você tem um local pequeno na sua casa não existe absolutamente NADA melhor que adequar nele móveis que sejam planejados, pois eles atendem bem o requisito e cumprem com o seu papel, fazendo com que o ambiente ganhe espaço e seja mais valorizado.

É claro que todo esse trabalho exclusivo exige um valor mais alto, porém, se você realmente está com o orçamento folgado o suficiente para contratar esse tipo de serviço é uma dica que eu dou. Priorize empresas que já estejam no mercado há um bom tempo e que tenham trabalhos concretos realizados em casas de pessoas próximas a você, caso seja o caso, pesquise o histórico dela na internet também. Veja bons exemplos que separei de ambientes com espaço reduzido que contam com móveis planejados.

Quero começar pelo banheiro, já que ele é sempre o menor espaço da casa, acaba sendo um dos mais mais escolhido para se adequar um móvel planejado, como pode-se notar nessa foto:

banheiro-pequeno-planejado

Vocês acham que vale a pena? Pra mim, vale e muito. Encontrar móveis para banheiro não é tão difícil assim, o difícil mesmo é encontrar um que se encaixe perfeitamente no que você tem, portanto pense a respeito. Agora, do banheiro para o quarto, segue modelo desse ambiente quando ele é bem planejado:

quarto-decorado-pequeno-planejado

Eu acho bacana demais esse estilo, o quarto ganha muito mais conforto e transmite uma sensação boa. Por último quero citar a cozinha, que também pode ganhar móveis planejados, para ela onde você sempre tem que guardar algo, eles acabam se tornando fundamentais:

cozinha-planejada-pequena

Por hoje é só pessoal, espero que aproveitem as dicas e caso tenham dúvidas e/ou sugestões escrevam aí pra gente no formulário abaixo que responderei assim que puder ou se preferir usem a nossa página do Facebook, é só curtir ela aí do lado! :) abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>