10 tipos de decoração temática para salas

Olá, pessoal! Como vocês estão? Preparados para mais algumas dicas interessantes e úteis para a decoração de sua sala de estar? Então, vamos lá! ;)

Todos sabemos o quão importante é a decoração e ambientação de uma sala de estar ou sala de visitas, não é mesmo? Na grande maioria dos imóveis e residências particulares ou alugadas, as salas de estar são os ambientes mais frequentados durante a semana, pois é lá que está a televisão e onde se reúnem amigos, parentes e residentes para assistir filmes, séries, conversar e ou simplesmente passar o tempo com qualquer atividade.

sala de estar decorada

Uma boa dica para quem deseja deixar a sala de estar ainda mais bonita e atraente é a colocação de uma decoração temática no ambiente. A decoração temática, como o próprio nome entrega, é um estilo de decoração voltada para um tema em específico como, por exemplo, decorações voltadas para o estilo japonês, indiano, europeu ou moderna. Tal estilo de decoração pode parecer limitada para algumas pessoas, justamente pelo fato de você se ater à um tema em específico para realizar a ambientação e o revestimento, porém se você parar para pensar, é justamente o contrário, pois possuir um estilo específico de decoração abre uma vasta quantidade de opções. Vamos então para o que interessa?

sala de estar tematica

 As belas decorações e temas asiáticos

Entre as decorações e estilos temáticos mais utilizados para salas de estar e qualquer outro cômodo residencial, estão os temas asiáticos. Sempre belos, elegantes e diferenciados, os temas baseados nas culturas japonesa, chinesa, coreana e indiana são excelentes opções para quem deseja modificar completamente a sala.

sala de estar asiatica

As salas de estar com temas japoneses costumam ser bem espaçosas e não ter muitos móveis ou acessórios decorativos, assim como todos os estilos decorativos asiáticos. Uma mesa de chão, assim como almofadas ou puffs rodeando-a são essenciais. Procure por acessórios decorativos específicos como quadros ou papel de parede com ideogramas japoneses ou fotos de paisagens típicas, como o Monte Fuji ou florestas de bambu. A pintura e revestimento do cômodo pode ser feita com cores neutras ou suaves, como verde-claro e branco. Ah, não se esqueça do lustre feito de bambu, hein!

sala de estar estilo japones

Os temas decorativos chineses se assemelham bastante com o tema japonês. Um cômodo amplo e com poucos móveis é recomendado, assim como uma mesa rente ao chão e puffs ou almofadas. A decoração fica por conta de plantas, estátuas com temas chineses específicos e fotos ou quadros com ideogramas ou localizações geográficas. Vasos, abajures e sofás com inscrições também ajudam bastante na decoração e nos enfeites como um todo.

sala chinesa

Relativamente parecida com os temas japoneses e chineses, a decoração temática coreana pode ser feita com um estilo uniforme. Janelas largas e grandes, assim como um ambiente pouco mobiliado são as chaves para uma ambientação tipicamente coreana. Lembre-se sempre de utilizar uma pintura leve e neutra, com tons cinzas, brancos ou esverdeados, por exemplo, pois o foco é a decoração geral e interna.

sala coreana

Um estilo sempre bem procurado e se bem executado, pode ser o destaque de um imóvel com facilidade é o estilo temático indiano. Diferentemente das temáticas japonesa, chinesa e coreana, a indiana requer um cômodo bem mobiliado e com bastante itens decorativos e acessórios, como estátuas, sofás, poltronas e almofadas. A coloração do cômodo também tende a ser diferente, com a utilização de tons laranjas, amarelos, vermelhos e azuis por vezes.

sala de estar indiana

Estilos temáticos europeus, paisagísticos e de épocas variadas

Os estilos temáticos europeus para decorações de cômodos são utilizados na grande maioria das salas de estar sem que sequer saibamos. O estilo decorativo padrão que utilizamos em nossas salas de estar são prioritariamente de origem européia, tanto alemã quanto italiana, inglesa e principalmente, espanhol e português. A disposição dos móveis, assim como a presença de aparelhos eletrônicos e de um revestimento que contém madeira e cores variadas também são sinais da origem européia.

sala de estar europeia

sala de estar alema

Outros temas que se encaixam muito bem em salas de estar também são os temas rústicos e modernos. Os temas rústicos são caracterizados por possuírem móveis de estilo antigo e clássico e um revestimento feito de madeira, sempre buscando relembrar as casas e imóveis de tempos antigos, já os modernos são caracterizados por possuírem móveis bonitos, práticos e com design interessante, assim como revestimentos neutros e sem grandes atrações, pois a prioridade são os móveis e aparelhos eletrônicos presentes no ambiente.

sala de estar rustica

sala de estar moderna

As salas de estar que possuem estilo temáticos de praia são caracterizadas por possuírem um clima de relaxamento, com vários quadros de paisagens, janelas amplas e um decoração agradável e que sempre possui conchas, pranchas de surfe e até mesmo peixes ornamentais e guarda-sol decorativo.

decoracao de praia

sala com decoracao de praia

A decoração temática baseada em montanhas ou localizações geográficas que possuem diversos monte e montanhas visa imitar as casas que ficam nesses locais. Portanto, aposte em revestimento e decoração com bastante madeira, colocação de lareiras comuns ou elétricas e sofás, poltronas e cadeiras confortáveis.

sala com decoracao de madeira

A decoração de floresta é excelente para os proprietários residenciais que gostam de plantas, flores e natureza em geral. A ideia é decorar a sala com inúmeros tipos de plantas diferentes, grandes e pequenas, assim como posicionar quadros com paisagens e imagens de florestas ou matas e itens feitos com estilo florestal, como candelabros e lustres de bambu ou madeira qualquer.

sala de estar decorada com plantas

Deseja saber um pouco mais sobre decoração em geral? Confira nosso artigo que fala sobre dicas para modernizar apartamentos e saiba como otimizar seu espaço.

Curtiu nossas dicas? É claro que você pode deixar sua criatividade falar mais alto, mas considere a utilização de algumas dessas dicas, pois assim os cômodos de seu apartamento estarão sempre bem decorados e mobiliados, não importando o tamanho dos mesmos. Tem algumas dicas ou comentários para sobre o post? Ajude-nos a montar o conteúdo cada vez melhor e nos dê sua opinião por aqui ou na nossa página do Facebook logo aqui do lado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>